ABRIL DE ACÇÃO
Porto 2020
Chamada internacional para acção
Este convite nasce da recusa ao conformismo e passividade de ficar a ver o mundo ser transformado numa máquina de opressão imposta por governantes que já nem escondem o desrespeito que têm para com as suas populações.
Temos vindo a observar uma escalada de acontecimentos que exige que pensemos mais além que postura queremos tomar para com a nossa vida e o planeta.
Os baixos salários, as rendas incomportáveis, a gentrificaçao que empurra propositadamente as classes baixas para fora da cidade para dar espaço aos mais ricos, sem olhar a meios. Populações locais são expulsas das suas casas em prol da especulação imobiliária e do capital. A exploração de recursos como o Gás de Xisto e Lithium sem respeito pelas vontades e bem estar das populações que ali moram. Sistemas de portagens ilegais.
Construção de novas estruturas destruidoras de ecossistemas inteiros, como o projecto de um novo aeroporto no Montijo, ou as plataformas de extracção de fracking que poluem as camadas de água no solo, água essa que vai escorrer das torneiras dos habitantes ao redor.
A exploração humana capitalista, a destruição maciça da natureza, o dizimar de povos indígenas e seus habitats, a guerra…
E a lista continua sem fim…
Tudo isto dá também espaço a ideologias políticas fascistas que tentam agora entrar carinhosamente nas nossas vidas com a promessa de “salvar os interesses da nação”.
Há que dizer basta.
Há que tomar a vida pelas nossas próprias mãos.
Sentimos que é urgente criar estruturas de organização colectiva, horizontal, auto-gerida, anti-capitalista, soberana, que nos ajudará a depender menos de um Estado e mais uns dos outros, dos nossos vizinhos, das nossas comunidades.
Convidamos tod@s para a construção de uma zona autónoma ocupada numa área urbano-rural do Porto a partir do dia 1 de Abril. Criada por tod@s e para tod@s.
Entre 19 e 25 de Abril haverá nesse mesmo espaço um encontro internacional de activismo, arte e luta dentro do tema: Soberania. Durante esse período serão feitas várias acções no centro da cidade relacionadas com a habitação e gentrificação que culminará numa acção final maior no dia 25 de Abril.
Se tens propostas de actividades/palestras/oficinas/ concertos/ exposições/ etc, para o encontro ou se queres envolver-te na organização, entra em contacto.
Coisas a trazer:
tenda|saco-cama|cobertores|talheres, prato e copo|velas|donativos alimentares|todo o tipo de materiais|confiança e auto-estima
O encontro de 1 de Abril será no (Jardim de S. Lazaro ás 14 horas) onde vamos de seguida mobilizar para o local.
Segue o coelho branco…